19 abril 2011

Dutch Facts (1)



Pequenas coisas que você talvez não saiba sobre a Holanda e os holandeses:


- Essa eu já desconfiava: com estaturas médias de 1,81m para homens e 1,69m para mulheres, o holandês é o povo mais alto do mundo.


- Estouro de bolhas e crises na bolsa não são coisas modernas. O primeiro registrado foi em 1637 na Holanda, com o mercado de tulipas. Supervalorizadas (um bulbo de tulipa atingiu o recorde de 6.000 florins, ou o equivalente a 60 toneladas de manteiga) e especuladas (negociantes vendiam bulbos de tulipas que nem haviam sido plantadas), as tulipas quebraram a bolsa de Amsterdam, quando seus preços pararam de inflacionar e negociantes venderam todos os contratos futuros de tulipas com medo de não haver mais demanda. Muito membros da alta sociedade holandesa foram à ruína financeira.


- A bandeira holandesa tem as cores azul, branca e vermelha. Então por que cazzo a seleção de futebol (e de qualquer esporte, em decorrência) veste laranja? Bem, a Holanda é uma monarquia e a casa real que está no comando desde 1813 é a de Oranje e sua cor – adivinhem!? – é o laranja.


- Cerca de 25% do território holandês está abaixo do nível do mar e 50% entre 0m e 1m de altitude. Ou seja, o país é uma panqueca.
PS: Eindhoven está na Highlands Holandesas, a incríveis 17m de altitude.


- Já comeu iogurte Batavo, mas não sabe de onde tiraram esse nome? Então, Batavi era o nome da tribo bárbara que habitava a região do delta do Rio Reno (na moderna Zuid Holland) na época dos romanos. No final do século XVIII, ressucitaram o nome para batizar uma reforma política, que levou à chamada República Batava.


- Por que tem tanto moinho na Holanda? Originalmente, o país tinha uma faixa de dunas costeiras e o mar atrás delas muito raso. Então, eles iam construindo diques, fechando pequenos lagos internos (chamados pôlderes) e bombeavam a água pra fora desses pôlderes, usando a força do vento, por meio dos moinhos.


- A Holanda vem ganhando terra drenando o mar desde o ano 1100 e não para. A provícia de Flevoland foi criada em 1986 com terras que vinham sendo reclamadas ao mar desde 1932.

Nenhum comentário:

Postar um comentário